Bali… visitar a ilha é o sonho de muitas pessoas e tornou-se um objeto de desejo ainda maior depois de ganhar as telonas como um dos cenários do longa “Comer, Rezar, Amar”. Imersa no Oceano Índico, Bali é provavelmente maior do que você imagina. O tamanho da ilha compara-se ao do Distrito Federal. Então se você está pensando em viajar para Bali, disponibilize mais uns dias na sua agenda, vale a pena.
O que esperar de Bali? Sem dúvida, espere muitos turistas. A ilha é muito visitada, especialmente por australianos e chineses. Mas ainda é possível encontrar praias paradisíacas e quase desertas frequentadas principalmente por moradores da região
. Outra coisa que me chamou a atenção foi a felicidade estampada no rosto de cada Balines. Eles me confirmaram em conversas que realmente não sabiam o que significava tristeza. É notório que a Mãe Natureza foi bastante generosa com eles. O lugar é lindo e de paisagens exuberantes. Mas será que esse é o segredo? Talvez não tenha UM motivo, mas milhões de motivos para tanta felicidade. Sem dúvida, um deles é a maneira como os Balineses enxergam a vida através da lente da fé Hindu.

A Indonésia é um país de maioria muçulmana, sendo a ilha de Bali a única de maioria Hindu. A fé pode ser vista em cada canto, em cada gesto. Cuidado ao caminhar pelas cidades da ilha para não pisar nas milhares de oferendas depositadas nas calçadas. Outro fato curioso, na maioria dos hotéis não existem ganchos nas paredes do banheiro para pendurar, digamos, roupas de baixo (calcinhas, sutiãs e cuecas mesmo rsrsrs). A cabeça é o lugar da morada dos deuses e é desrespeitoso pendurar esses objetos acima ou na altura da mesma. Essa é uma das razões por que as mulheres da região carregam os alimentos para a oferenda equilibrados na cabeça. Ao contrário do que eu imaginava eu não achei a ilha pobre, encontrei apenas pessoas de vida simples e que não precisam muito para desfrutar de cada momento vivido.
O clima é tropical com poucas variações de temperatura durante o ano. Fique atento contudo para a estação chuvosa que vai de novembro a março, se puder evite viajar nessas datas.

Eu fiquei por lá 10 dias divididos entre a cidade de Ubud, a ilha de Gili Trawangan e a badalada península de Bukit. Tradição, belas paisagens e surfe (eu não sei surfar, mas isso é só um detalhe)…tudo no mesmo pacote de viagens. O único cuidado que você tem que ter em Bali é o de não querer mais sair de lá!
Parabéns pelo trabalho, que bom que resolveu dividir um pouco de suas experiências conosco 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! 🙂
CurtirCurtir
Que lugar lindo… Quero conhecer mais!
CurtirCurtir
E esse mar azul, azul, azul…!!
CurtirCurtir