Barcelona

A capital da Catalunha é conhecida mundialmente pelo futebol. Com muitos títulos e um time estrelado, o Barcelona atrai fãs de todo mundo. E como não poderia deixar de ser, o Camp Nou é destino certo dos amantes do futebol, dos curiosos e até de quem não gosta do esporte. O estádio é parada obrigatória. Nas instalações do Camp Nou, o museu de futebol do Barcelona exibe troféus, uniformes e conta um pouco da história do time ao longo dos anos.  Aos mais céticos, pasmem, o museu do Barcelona é o segundo mais visitado da cidade, perdendo somente para o museu Picasso.

Pablo Picasso, pintor espanhol nascido em Málaga, conhecido mundialmente como sendo um dos fundadores do cubismo. Nessa fase, pela qual é mais conhecido, seus quadros renunciam à perspectiva e se assemelham a colagem desordenada de pedaços, em diferentes ângulos de visão, formando um todo. A pintura não é mais uma expressão da realidade. E para embarcar nessa fantasia, o museu Picasso exibe uma das maiores coleções desse artista, com mais de 4000 obras, para deleite dos visitantes.

Espanha, berço de grandes artistas! Em Barcelona e arredores, você tem motivos de sobra para fugir da realidade. A Fundação Joan Miró é o cenário ideal para embarcar em sua viagem surrealista. Na tentativa de expressar o inconsciente, sua obra parece, muitas vezes, rabiscos de criança. Mirò tenta despertar sensações básicas (fome, medo, alegria, etc) em seus espectadores.  A Fundação abriga hoje pinturas, esculturas, desenhos, tudo que você procurar e mais um pouco.

E para fechar a Santíssima Trindade, nos arredores de Barcelona, eis que surge o Teatro-Museo Dalí. Infelizmente, não tive a oportunidade de visitar Figueres, mas Salvador Dalí é, sem dúvida, meu artista surrealista favorito. Eu já fui em exposições de suas obras, vi aquelas consideradas as mais importantes, em diferentes lugares do globo e digo: vale a pena! A famosa frase pronunciada por Dalí,“ A única diferença entre eu e os surrealistas é que eu sou o surrealismo”, resume muito bem sua obra psicodélica, dentre pinturas, esculturas e filmes. As imagens intrigantes eternizadas em seus quadros parecem sair diretamente do mundo dos sonhos para expressar a própria realidade, como no seu quadro mais famoso “A Persistência da Memória”. Nele, os relógios derretidos representam que o tempo não é absoluto (literalmente, ainda vou escrever um post sobre Einstein), mesmo que a nossa memória persista em nos iludir. Além de algumas de suas obras, o museu  em Figueres abriga obras de outros artistas escolhidos por ele. Salvador Dalí está enterrado no Teatro-Museo.

Flavio 109
Parque GuellCaminhando

Caminhando pelas ruas de Barcelona,  com certeza iremos nos deparar mais cedo ou mais tarde com construções de tirar o fôlego.  Mais uma vez, Barcelona nos revela um mundo saído, nesse caso, diretamente dos contos de livros infantis. Não podemos falar de Barcelona e não pensar imediatamente no arquiteto modernista Antoni Gaudì. Suas construções são conhecidas pela liberdade de forma, cor e texturas. O parqueFlavio 111 Güell, concebido por Gaudí, é um dos maiores exemplos da sua criatividade. Ele foi inaugurado em 1926 e em 1984 foi classificado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Os pavilhões de entrada te transportam diretamente para o conto de João e Maria e a casinha feita de açúcar e doces. Não tem como não tirar o sorriso do rosto. O parque é um mundo a parte, onde você se torna um personagem nesse universo fantástico. A cada curva uma surpresa, explore.

La Pedrera Vista general
La Pedrera

Longe do parque, a casa Milà (ou La Pedrera) é um edifício sem linhas retas que foi construído entre 1905 e 1907. As três fachadas unificadas em uma só parecem dunas de areia. Em um projeto a frente de seu tempo, La Pedrera, mais que um edifício, é uma escultura em tamanho gigante.

Flavio 112
Casa Batló

Em outro ponto da cidade, a casa Batló é a coisa mais linda! Dentre a variedade de cores exploradas por Gaudí, a predominância  do azul marinho nos remete ao fundo do mar. No interior da casa as janelinhas redondas foram inspiradas no submarino Náutilus do livro “Vinte mil léguas submarinas” de Júlio Verne. A casa é de uma riqueza impressionante. Em cada detalhe, uma nova descoberta, como a lareira em forma de cogumelo e o teto em espiral da sala principal. A escadaria que leva ao primeiro andar lembra a coluna vertebral de animal pré-histórico. O edifício foi construído como um imóvel de renda para que os proprietários pudessem viver nos primeiros andares e os locatários ocupassem os andares superiores. É difícil de acreditar que a casa foi residência para a família Batló. Um sonho.

Flavio 088
Sagrada Família

E por último, o símbolo de Barcelona e a obra-prima de Gaudì, a Sagrada Família. O projeto dessa igreja monumental começou em 1882 e sua construção continua até hoje. Ela possui três grandes fachadas: Fachada da Natividade (a única que estava quase completa até a morte de Gaudì), da Paixão e da Glória. O interior, bem mais simples que o exterior, estava quase que totalmente em construção  durante minha visita em meados de 2010.

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

2 comentários em “Barcelona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s