Florença

A capital da Toscana figura entre as cidades do mundo de valor artístico e cultural inestimável. Berço do renascimento, a fundação de Florença data da época do império Romano. A cidade já gozava de um certo prestígio, alto desenvolvimento econômico e uma ascensão do comércio quando os Médici assumiram o controle.  A riqueza da família financiou igrejas e patrocinou as artes, tornando Florença o centro do humanismo Europeu. Ali, foram apresentados para o mundo nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli.

37960_1664073608129_4277251_nSe não fosse verdade absoluta dizer que a cidade é um museu a céu aberto, seria mais um clichê. Definitivamente, minha cidade italiana preferida (perdendo somente para Roma). Na praça Santa Maria del Fiore, prepare-se para perder o fôlego: a Catedral, conhecida por Duomo de Florença, erguida e reparada durante séculos, é majestosa. A famosa cúpula, construída por Filippo Brunelleschi, é merecidamente um dos cartões postais da cidade. A fachada, concluída em 1887 em estilo neogótico, é toda feita de mosaicos em mármores coloridos, tudo arrematado por suntuosas portas de bronze ornamentadas com cenas em auto relevo.

red_travel_604
Catedral  Santa Maria del Fiore

 

Dante-church-florenceArte e história fazem parte de cada esquina, de cada ruazinha. Em uma pequena e quase invisível rua, podendo até mesmo passar despercebida por pessoas menos atentas, localiza-se a Igreja Santa Margherita dei Cerchi. Ali, cercado por aquelas paredes simples e infinitamente menos ornamentadas que a Catedral Santa Maria del Fiore é que Dante Alighieri apaixona-se por Beatrice. Uma história de amor que nunca se concretizou. Ela morre aos 24 anos e ele refugia-se na literatura, tornando-se o mais famoso poeta italiano. A “Divina Comédia” retratada em afrescos de Domenico di Michelino em 1465 enfeita, ainda mais, a nave do Duomo de Florença.

flor-piazza-della-signoriaA Piazza della Signoria, pelo contrário, salta aos olhos. Uma grande coleção de esculturas, ali
mesmo no meio da praça, te convida a dar um passo adiante. Marcam presença artistas ilustres como, por exemplo, Donatello. Não é preciso andar muito por Florença para se deparar com um grande arsenal das tartarugas ninja. A maioria das estátuas ali são réplicas, inclusive o Davi de Michelangelo. Os originais, em grande parte, encontram-se espalhados pelos muitos museus da cidade. O Davi localiza-se na Galleria dellAccademia, e é parada obrigatória. A obra símbolo de Florença, esculpida nos mínimos detalhes, é extremamente realista (e enorme). Impressiona até os que não se consideram amantes das artes. Ao redor da praça, na Galleria deli Uffizi, descansa esplendorosa a Vênus de Botticelli. Na Basilica di Santa Croce, estão enterrados ilustríssimos homens, incomparáveis, como Michelangelo, Galileo e Maquiavel.

 

 

DSCN0596Sobre o rio Arno, a Ponte velha ostenta. Reconstruída no século XIV, abriga uma grande quantidade de lojas, principalmente joalherias. Artigos em ouro e prata, alguns finamente esculpidos com o símbolo de Florença. Um luxo. Mais do que isso, a Ponte Vecchio é charmosa e encantadora. Florença é uma cidade relativamente pequena, mas uma vida inteira não seria suficiente para explorá-la. Quais museus visitar em Florença? Todos! Quais ruas, praças conhecer? Todas! Onde comer bem? Em qualquer lugar! Mas não se esqueça de experimentar a Bistecca alla Fiorentina, uma das receitas italianas mais apreciadas do mundo e típica dessa região da Itália. O corte vem do T-bone, num baita pedaço de carne de mais ou menos 8 centímetros de altura: uma crosta dourada por fora envolve a carne praticamente crua por dentro. A culinária italiana nunca deixa a desejar…

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Um comentário em “Florença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s