O homem no espaço: Yuri Gagarin

Há 55 anos, o homem conhecia, pela primeira vez, o espaço. Esse homem chamava-se Yuri Gagarin.

4-spaceman

A guerra silenciada devido a catastrófica possibilidade de uma batalha nuclear, causou uma barulhenta disputa política, militar e econômica entre Estados Unidos e União Soviética logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Na época, prevendo um possível confronto direto, ambos os países iniciaram uma corrida por melhores armamentos, o que possibilitou o desenvolvimento de diversas tecnologias conhecidas atualmente, como por exemplo, o lançamento de mísseis. Logo a área aeroespacial se beneficiaria das técnicas de lançamento de mísseis, preparando foguetes para cruzar as fronteiras do planeta Terra.  Começava, em 4 de outubro de 1957, a corrida espacial, quando a União Soviética enviou com sucesso o primeiro satélite artificial da Terra: o Sputnik I. Agora, além da disputa pela hegemonia mundial, Estados Unidos e União Soviética disputavam a supremacia no espaço. Em vantagem, os russos lançavam, meses depois, a Sputnik II em 3 de novembro. Na tentativa de enviar o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika estava a bordo da missão, morrendo, contudo, horas após o lançamento devido ao superaquecimento da cabine. Em 1958, os Estados Unidos lançaram a Explorer I. Nada que abalasse a confiança dos Soviéticos que, em 12 de Abril de 1961, enviaram o primeiro homem ao espaço.

A Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, deu uma volta em torno da Terra com duração de 1 hora e 48 minutos entre lançamento e pouso. Gagarin retornou ao “Planeta azul” são e salvo, realizando uma das maiores façanhas do século XX. Nascido a oeste de Moscou em 1934, tornou-se tenente da Força Aérea Soviética em 1957. Selecionado para o projeto espacial soviético, Gagarin começava a trilhar seus passos para se tornar um herói mundial. Contudo, o perigo da viagem era notório. Diante desse fato o governo já havia preparado antecipadamente três comunicados à imprensa, nos quais dois descreviam o fracasso da missão.

“Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizer-lhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!”

Yuri Gagárin minutos antes do lançamento

146084main_yurig_516

Após o feito inédito, Gagarin passou a divulgar a tecnologia espacial da União Soviética pelo mundo. Ele era uma celebridade. Anos mais tarde, foi transferido para o centro de testes de aeronave, morrendo em um acidente a bordo de um caça MIG-15, em 27 de março de 1968.

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Um comentário em “O homem no espaço: Yuri Gagarin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s