DILATAÇÃO DO TEMPO: relatividade especial

Olá pessoal. O vídeo de hoje foi muito pedido por vocês. Vamos falar em mais detalhes sobre a teoria da relatividade especial e alguns conceitos que derivam dela. Como é um assunto um pouco contra intuitivo, nesse vídeo vamos focar na dilatação temporal. A ideia Newtoniana de que o tempo é algo universal e absoluto, que independe do referencial, ainda é compatível com a maioria dos eventos encontrados no nosso cotidiano. Nós acreditamos, baseados nas nossas experiências, que uma vez sincronizados dois relógios idênticos, eles mostrarão sempre a mesma leitura, independentemente de seus movimentos relativos. Na relatividade, temos que fazer um certo esforço para abraçar a ideia de a inferência do tempo deixa de ser absoluta e passa a estar relacionada ao referencial. Mais ainda, a noção de simultaneidade absoluta também não se aplica, ou seja, dois eventos que parecem simultâneos para um observador, não o serão necessariamente para outro observador.

Algumas fontes afirmam que o quadro persistência da memória de 1931 do pintor espanhol Salvador Dalí, reconhecido por seu trabalho surrealista, foi inspirado nos trabalhos de Einstein referentes a teoria da relatividade. O tempo, representado por relógios, escorre, flexível, abandonando seu caráter absoluto. O tempo é volátil, mas a memória é duradoura, persistente. Será? Instagram: @bariogenese #relatividade #tempo #bariogenese

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s