UNIVERSOS PARALELOS: possibilidade de vida

Olá pessoal. O vídeo dessa semana e é uma sugestão de vocês. Vamos falar sobre possibilidade da vida se desenvolver em universos (paralelos) cujas leis físicas ou constantes da natureza são diferentes da nossa. Vale lembrar que modelos de inflação (fase de crescimento exponencial do universo em seus momentos iniciais) prevêem diferentes regiões do cosmos as quais possuem diferentes propriedades físicas, como se fossem bolhas, abrangendo todas as possibilidades. Ou seja, em diferentes bolhas poderíamos ter constantes físicas diferentes. Esse seria o nível II de multiversos do vídeo sobre universos paralelos (que eu recomendo fortemente que vocês assistam)

Universos paralelos: https://www.youtube.com/watch?v=X65KKHCwFlM

Vocês já pararam para pensar no ajuste fino de algumas constantes da natureza? No nosso universo, o nêutron é aproximadamente 0.1% mais pesado que o próton. Mas, por exemplo, se o neutron fosse 2% mais pesados que o próton, nenhuma forma de vida baseada no carbono existiria. Como explicar esse ajuste preciso que permitiu nossa existência? Principio antrópico? Universos paralelos? E se o próton fosse mais pesado que o neutron? Ou se tivéssemos apenas 3 das 4 forças fundamentais da natureza? Será que a vida ainda seria possível? #multiversos#bariogenese

Para mais informações sobre a constante cosmológica: https://arxiv.org/pdf/1711.06890.pdf

Para o artigo no qual o video se baseia: http://web.uni-plovdiv.bg/marta/life_in_the_multiverse.pdf

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s