O NASCIMENTO DA MECÂNICA QUÂNTICA

Olá pessoal. O vídeo dessa começa com uma grande pergunta que atordoava os físicos do século XIX: como explicar a mudança de cor e de intensidade do brilho emitido por um metal conforme ele é aquecido?

A partir da idéia de que os átomos não emitem radiação de forma contínua, mas sim em pequenos pacotes de energia, Max Planck, então professor da Universidade de Berlim, da vida a uma das mais bem sucedidas áreas da física: a mecânica quântica. O século XX foi marcado pela revolução quântica encabeçada por Planck e Einstein, seguidos por Bohr e de Broglie. Mas o time dos sonhos da física ainda não estava completo, ainda no século XX, outros físicos protagonizariam pesquisas formidáveis que levariam talvez a mais importante descoberta do século passado: Erwin Schrödinger entrará em cena (mas isso é assunto para um próximo vídeo).

A mecânica quântica é aplicada em diversas áreas, incluindo computação e medicina. A teoria é base para o funcionamento de computadores e smartphones. Além de várias outras tecnologias, como o laser, a ressonância magnética, as lâmpadas de LED e muitas outras. O mundo em que vivemos hoje seria impensável sem o conhecimento da mecânica quântica. #quantica#fisica#bariogenese

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s