A EXPLORAÇÃO DE MARTE: da Marsnik 1 até Perseverance

Olá pessoal.

O vídeo dessa semana é em comemoração ao pouso bem sucedido do robô Perseverance em solo marciano no dia 18 de fevereiro de 2021. Depois de 203 dias e 472 milhões de quilômetros percorridos, o desfecho que todos nós esperávamos e torcíamos! Vocês sabiam que mais de 60% das tentativas de pouso em Marte foram fracassadas? Pois é, então temos muito para comemorar.

Nesse vídeo, eu falo um pouco sobre o desenrolar histórico da exploração marciana desde da década de 1960 quando as primeiras tentativas de chegar ao planeta vermelho foram feitas. Os Soviéticos largaram na frente, mas foram os Estadunidenses que conseguiram enviar a primeira missão bem sucedida ao planeta vermelho em 1965 com a sonda Mariner 4 em um voo de aproximação (flyby) que proporcionou as primeiras imagens de outro planeta do espaço. Os Soviéticos não ficaram pra trás e conseguiram pousar na superfície de Marte em dezembro de 1971 com a sonda Mars 3. Entre muitos fracassos e alguns acertos, hoje os Estados Unidos lideram o ranking com 7 pousos bem sucedidos, além de manter robôs explorando a superfície, os famosos rovers. Qual, então, a diferença do Perseverance para os outros robôs? Bem, fora os instrumentos sofisticados, o Perseverance aterrissou em uma área delicada, difícil: na cratera Jezero. Mas porque? Estamos buscando por evidências de que a vida já existiu em Marte em algum momento!

Crédito: NASA/JPL-Caltech

Website Mars2020: https://mars.nasa.gov/mars2020/

Vídeo completo da animação de pouso: https://mars.nasa.gov/mars2020/multimedia/videos/?v=458

#marte #perseverance # bariogenese

Instagram: @bariogenese

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s