A descoberta de uma radiação dos primórdios do universo: EVIDÊNCIA DO MODELO DO BIG BANG

Olá pessoal. O vídeo de hoje é sobre a descoberta da famosa radiação cósmica de fundo. Você já ouviu falar dela? Com certeza, a descoberta mais importante em cosmologia do século passado. Prevista pelo físico ucraniano George Gamow e alguns colaboradores, ainda na década de 1940, essa radiação, relíquia do universo primordial, seria uma evidência para a teoria do Big Bang. Mas nessa mesma época, uma outra teoria para a evolução do universo também começava a ganhar força: a teoria dos estado estacionário defendida por Hermann Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle.

Anos mais tarde, em 1965, os físicos Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a radiação cósmica de fundo, acidentalmente. Em 1978, ambos dividiriam o prêmio Nobel de física por esse marco no estudo da cosmologia. A teoria do estado estacionário é descartada e o modelo do Big Bang se torna nosso modelo cosmológico padrão. A partir daí iniciou-se uma nova área de pesquisa na física: a cosmologia observacional. Com medidas precisas, experimentos destinados a caracterizar essa radiação primordial mudaram por definitivo nossa visão do universo.

Para quem não sabe, eu sou especialista na radiação cósmica de fundo (da sigla em inglês, CMB, para cosmic microwave background) e atuo, portanto, na área de cosmologia observacional. Instagram: @bariogenese. #CMB#bariogenese

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s