MARCELO GLEISER: Quais os limites da ciência?

Olá pessoal. No vídeo de hoje temos um convidado bastante especial: o professor Marcelo Gleiser. Ele é bacharel em física pela PUC do Rio de Janeiro, mestre pela UFRJ e doutor pelo King’s College London na Inglaterra. Atualmente, é professor na Dartmouth nos Estados Unidos. Publicou 14 livros no Brasil, dos quais 3 venceram o prêmio Jabuti. Em 2019, ganhou o prêmio Templeton pelo conjunto de suas obras. Esse prêmio é dado a pessoas “fizeram uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos”. E hoje nós vamos falar sobre o livro do clube do livro que fazemos lá no instagram: “a ilha do conhecimento, os limites da ciência e a busca por sentido”. É um privilégio poder contar com o próprio autor do livro.

“A versão da realidade que chamamos de verdadeira em um determinado período da história não continuará a sê-lo em outra”. Baseada nessa citação do próprio livro, nos perguntamos quanto realmente sabemos sobre o mundo? Existe mesmo uma verdade absoluta? O que observamos do mundo é uma pequena porção do que existe. Em “A ilha do conhecimento”, Marcelo Gleiser traça nossa busca por respostas a questões fundamentais da existência e chega a uma conclusão provocativa: a ciência, principal ferramenta que temos para encontrar respostas, é fundamentalmente limitada.

Instagram: @bariogenese

Canal do professor Marcelo Gleiser no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7Ibd8DnwTwDN7oBmx7eFfQ

Link para o livro “A ilha do conhecimento”: https://www.amazon.com.br/dp/B00N59DC0S/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

2 comentários em “MARCELO GLEISER: Quais os limites da ciência?

  1. Boa noite, Larissa, assisti seus dois vídeos com o Marcelo Gleiser, no seu canal e no dele.
    Gostaria de apresentar você, seu trabalho, sua trajetória de vida, para uma jovem de 17 anos que vai começar Física na Unb.
    Se possível, escreva uma mensagem de incentivo pra ela.
    O nome dela é Ana Luísa.

    Curtir

    1. Boa tarde. Peça para ela me adicionar no Facebook ou seguir no @bariogense no Instagram que falo com ela 🙂 De qualquer forma, Ana, siga em frente! Você já está no caminho certo. Parabéns por sua conquista. Dedique-se e persista que vai dar tudo certo 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s