Mecânica quântica: O VÁCUO NÃO É VAZIO!

Olá pessoal! O vídeo de hoje é sobre o vácuo. Isso mesmo, vamos falar sobre o espaço vazio e fato dele não ser realmente vazio. No dicionário, encontramos a seguinte definição para vácuo: que é vazio; sem nada; desprovido de conteúdo; espaço sem matéria; oco. Ou seja, ele é comumente associado ao estado que surge quando excluímos toda a matéria de uma certa região. Mas além de extrair partículas de matéria, devemos remover também partículas de radiação, os fótons por exemplo, que lembrem-se, são as partículas de luz. Mas o que o restaria então depois desse processo? O vazio absoluto? O mais perfeito vácuo? Levando-se em consideração a mecânica quântica, algo muito estranho pode ocorrer no vácuo: o rápido surgimento e aniquilação de um par de partículas. Ou seja, o vácuo é povoado por essa legião de partículas, denominadas virtuais, que não podem ser removidas.

Quais as implicações disso? Que conclusões podemos tirar? O vácuo não é vazio, mas sim um sistema quântico muito complicado!

Instagram: @bariogenese #quantica #bariogenese

Escrito por

Nascida na capital federal, morei nos EUA, Itália e atualmente me encontro no país mais populoso do mundo. Isso mesmo, estou morando na China, mais precisamente na cidade de Hefei. Sinta-se a vontade para procurar essa pequena cidade (para os parâmetros chineses) de mais de 7 milhões de habitantes no mapa. Sou formada em Física pela Universidade de Brasília e PhD em astrofísica pela universidade de Roma. Sempre ávida por dividir conhecimento, não somente no campo das ciências, mas também as minhas experiências pessoais , preferências literárias, etc. O leque é muito grande, então por simplicidade, digamos que gosto de debater sobre tudo e sobre nada, sobre qualquer coisa der na telha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s